quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Portugal no panorama europeu de e-government - (...há dois anos)

Portugal nos 'tops' do 'e-government' europeu

por
ANA SÁ LOPES e GRAÇA HENRIQUES 20 Setembro 2007
Num ano, Portugal avançou vários degraus no governo electrónico
Portugal está nos primeiros lugares do ranking europeu de e-government, o acesso a serviços do governo através da internet.
São dois os critérios que estabelecem o ranking: a disponibilidade dos serviços públicos on line e a sofisticação desses mesmos serviços. Por exemplo, se permitem interactividade com o cidadão.
No item da disponibilidade, Portugal encontra-se no terceiro lugar, só ultrapassado pela Áustria (o primeiro) e Malta. A Eslovénia está na quarta posição e a Alemanha na sétima. A Finlândia, país sobejamente usado como paradigma de desenvolvimento, é relegado para o 12.º lugar.
Quanto à sofisticação, Portugal consegue um quarto lugar. No topo está a Áustria, seguindo-se a Eslovénia e Malta. A "gigante" Alemanha fica-se no 9.ª lugar.
A performance de Portugal tem vindo a melhorar. Há dois anos, na componente disponibilidade, estava no 14.º lugar; o ano passado chegou ao 10.º e agora consegue o terceiro.
Quanto à sofisticação, a subida também foi brutal: 13.º em 2005, 11.º no ano passado e agora o 4.º.
Ontem, em Lisboa, a coordenadora do projecto de investigação do governo electrónico na Europa, a sueca Madeleine Siosteen-Thiel, afirmou a necessidade de haver uma maior cooperação entre países nos projectos de investigação.

3 comentários:

  1. HOJE ESTAMOS A TENTAR PERCEBER COMO FUNCIONA O BLOG.

    E como vamos de Simplex?

    ResponderExcluir
  2. Não houve mais benchmarkings desde 2007
    Quanto ao Simplex fico a aguardar as vossas apresentações do dia 3 de Novembro

    ResponderExcluir